“informa

Notícias

Concretizando novas institucionalidades

Um dos pontos mais negligenciados pelos setores empresariais para seu desenvolvimento é o das institucionalidades. É natural: empresas são privadas e olham o mundo como um mercado onde as oportunidades comerciais estão aí para serem aproveitadas. Daí derivam e preveem suas possibilidades de crescimento.

Mas um entorno institucional pode fazer muito pelo desenvolvimento dos setores em sua relação com outros ambientes, que precisam ser cooperativos para que os negócios cresçam com sustentabilidade no longo prazo.

É assim em todos os países. Mas regionalmente, nem sempre há institucionalidades que possam cumprir este papel. No caso do setor de concreto usinado na América Latina, felizmente a Federación Iberoamericana de Hormigón Premezclado (FIHP) é uma referência ainda pouco conhecida e aproveitada pelo setor no Brasil.

Em meus textos, eu costumo traduzir o nome da associação por Federação Iberoamericana de Concreto Usinado. Mas independente da filigrana linguística a que se apegue, o que importa é seu trabalho de melhoramento institucional para o setor de construção com concreto.

Agora mesmo, a FIHP realiza uma grande iniciativa de capacitação que, se bem aproveitada, por gerar benefícios para além da formação dos profissionais.

Uma série de palestras digitais, em que basta se cadastrar para conseguir ter acesso a aulas com especialistas em vários temas importantes do mundo do concreto, vem sendo feita este ano. A próxima é no dia 22 de agosto, sobre como evitar patologias nos pavimentos de concreto.

Entender o que se explica nestas palestras é, claro, importante. Mas para além disso, encontros internacionais como este que a FIHP vem promovendo podem ajudar a chamar atenção de agentes públicos e privados para temas que nem sempre recebem a devida atenção. Por exemplo: no Brasil o pavimento de concreto é ainda subutilizado. O público brasileiro poderia aderir em massa à palestra de Diego Jaramillo no fim do mês e começar a absorver, mais do que o conhecimento técnico, a densidade de comunicação que pode fazer a opção pelo pavimento rígido mais popular no país.

Fica a dica. Para se inscrever basta escrever um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Associada à

ubm white 2

 

 

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida