“informa

Notícias

Robôs na construção civil?

A busca por novas tecnologias nos principais setores econômicos e industriais são tendências em todo o mundo: na construção civil não é diferente. Especialistas de diversos países avaliam, constantemente, inovações que podem mudar a forma como conhecemos o setor e auxiliar, ainda mais, em sua evolução.

O Centro Nacional de Competência em Pesquisa de Fabricação Digital de Zurique, na Suíça, por exemplo, está utilizando uma casa-modelo para testes com um robô. O equipamento vem construindo estruturas diferentes das habituais, como paredes curvas e tetos feitos à base de cristas orgânicas, projetadas por computador e impressas em 3D.

Outro caso que envolve a utilização de tecnologia automatizada vem dos Estados Unidos. Um robô chamado SAM, desenvolvido pela empresa Construction Robotics, já foi usado em vários projetos de construção em solo norte-americano: ele pode enfileirar tijolos com argamassa de forma muito mais rápida, agilizando o andamento das obras.

E escavadeiras equipadas com GPS? Tem também. No Japão, uma companhia chamada Komatsu criou uma escavadeira munida com a tecnologia, que permite ao operador do equipamento saber exatamente a profundidade em que a borda da pá está cavando.

Inovações como essas, cada vez mais, fazem parte do dia a dia da construção civil. As últimas tecnologias desenvolvidas para o setor e o debate a respeito do futuro deste mercado com a eminente chegada de produtos e equipamentos inteligentes serão alguns dos destaques da Concrete Show 2019, único evento da América Latina a reunir toda a cadeia produtiva do cimento e do concreto, que chega à 12ª edição. O credenciamento antecipado para a feira já está disponível. Acesse o site e garanta já o seu - www.concreteshow.com.br
Associada à

ubm white 2

 

 

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida