“informa

Notícias

Opção por método de paredes de concreto cresce na América Latina.

Em sua busca por produtividade e aumento nas margens de lucro, o setor da construção imobiliária já reconhece que a escolha do método construtivo é um fator determinante. Enquanto a alvenaria tradicional ainda se beneficia do preço da mão de obra para casos em que o prazo de execução não coloca tanta pressão, a verdade é que certos contratos requerem rapidez e industrialização da obra.

No Brasil, é ilustrativo o caso do programa de moradia social Minha Casa Minha Vida, em que a celeridade na execução solicitou dos empreiteiros a adoção de um método industrial de levantar edifícios. A escolha, por óbvio, foi o método de paredes de concreto. Ele se provou ideal para construir prédios que têm projetos arquitetônicos que se repetem, podendo ser feitos em série.

A adoção do método, no entanto, tem alguns antecedentes interessantes que ajudam a explicar o caso de sucesso. Liderado por associações como a ABCP, a ABESC e o IBTS, desenvolveu-se ao longo de anos o Grupo Paredes de Concreto, em que especialistas formataram e documentaram a metodologia mais indicada para conseguir, através deste sistema, a melhor taxa de produtividade que uma obra de edificação pode ter.

Por sua vez, o Grupo Paredes de Concreto iniciou seus trabalhos com base em experiências muito bem-sucedidas na Colômbia, onde a Asocreto (associação de empresas do ramo do Concreto) e a FIHP (a federação interamericana de empresas de concreto usinado cuja sede é em Bogotá), já haviam estabelecido um paradigma de produtividade com o método.

Por isso, a notícia de que o Chile terá um primeiro seminário sobre o método de construção de edifícios com paredes monolíticas de concreto usinado representa um importante passo adiante na difusão do concreto associado à produtividade e a industrialização da construção. Em Santiago, o Instituto do Cimento e do Concreto do Chile (ICH) reunirá toda a cadeia para um dia de discussões técnicas, apresentações e visitas a projetos, com a finalidade de advogar o método e suas vantagens.

Rápido, produtivo e limpo, o método de construção de prédios com paredes monolíticas de concreto tem suas vantagens cada vez mais percebidas. Assim, o trabalho institucional de importantes associações do setor no Brasil e na Colômbia mostra seu resultado ao longo do tempo. Parceiras de primeira hora da Concrete Show, ABCP e ABESC sem sombra de dúvida poderão explicar tudo sobre o método de Paredes de Concreto na maior feira de cimento e concreto da América Latina, à qual todos devem comparecer, entre 14 e 16 de agosto deste ano.

Associada à

ubm white 2

 

 

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida