Notícias

Tecnologia na construção civil transforma a produtividade

De acordo com o Harvard Business Review, um em cada seis projetos irá extrapolar os custos no orçamento em quase 70%. A tecnologia aliada à construção é um dos melhores caminhos para mudar esse panorama – mesmo assim, o setor ainda mostra certa resistência à inovação e à mudança de costumes.

Por meio de ferramentas tecnológicas é possível transformar a produtividade dos projetos e aprimorar a execução de inúmeras etapas construtivas. Entre os exemplos está a modelagem 3D, que utiliza softwares para criar uma representação matemática de uma forma tridimensional. Com isso, o projeto pode ser alterado ou atualizado em tempo real, de acordo com a executabilidade dos serviços em campo. Assim, dados e cálculos imprecisos podem ser rapidamente corrigidos e a empresa evita o retrabalho em várias etapas, que acabam gerando custos extras e atrasos junto aos clientes.

Outra opção são os drones, ainda pouco explorados pela construção civil. Eles podem ser uma potente ferramenta de inspeção ágil no canteiro de obras, oferecendo uma visão completa e diferenciada dos serviços em andamento. Assim, as inspeções podem ser mais frequentes e as possíveis inadequações podem ser corrigidas antes mesmo de se tornarem um problema real.

Estações robóticas também são uma alternativa que podem contribuir, sendo um dos equipamentos mais utilizados nas fases preliminares de uma obra. As estações podem ser operadas de maneira remota e coordenada, sendo uma das tecnologias mais fáceis de implementar no canteiro de obras. Os benefícios incluem medidas mais precisas, inspeções mais rápidas, dados disponíveis em tempo real, menor índice de erros e, consequentemente, a diminuição do retrabalho. Essas e outras novidades do setor poderão ser conferidas durante a 12ª edição do Concrete Show South America, que acontece de 14 a 16 de agosto no São Paulo Expo. O evento levará à capital palestras gratuitas e simpósios com profissionais renomados do setor. Não fique de fora, inscreva-se!
ubm white 2

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: Uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios.

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Leia Mais 

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida