Notícias

Concreto no Brasil é de qualidade, mas pode ser aperfeiçoado, apontam especialistas

concretoBrasilA qualidade do concreto produzido e aplicado no Brasil é reconhecida mundialmente, mas é possível aperfeiçoar os processos em busca de mais excelência, apontam especialistas que participam dos seminários do Concrete Show South América. “No Brasil o controle de qualidade está sendo cada vez mais difundido e estamos atingidos recordes mundiais de planicidade”, observou Breno Macedo Faria, gerente técnico da LPE Engenharia, que proferiu palestra no 10º Seminário de pisos e revestimentos de alto desempenho da Anapre (Associação Nacional de Pisos Revestimentos de Alto Desempenho).

Faria destaca, no entanto, que é possível evoluir. “Podemos investir em conhecimento e fazer uma ISO 9000 para aperfeiçoar ainda ainda mais os processos. Ofereceremos, assim, produtos com qualidade superior e obteremos uma lucratividade ainda maior”, explicou. Rafael Bitencourt, coordenador técnico da Regional Sudeste da Sika do Brasil, também ressaltou a importância de focar o aumento da qualidade durante o seminário: “Nós temos grandes variações das matérias-primas no Brasil, portanto é fundamental ter um controle de qualidade para manter a eficiência do concreto”.

No Seminário Tecnologias de Estruturas do SindusCon-SP, Luana Scheifer, gerente técnica na Votorantim Cimentos, destacou que a regulamentação e classificação do concreto no Brasil está evoluindo. Ela citou, como exemplo, a revisão da Norma ABNT 8953, que dispõe sobre o concreto para fins estruturais - classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência. “As mudanças realizadas em 2015 determinaram 80 tipos de traços de concreto, reduzindo em 80% o número de classificações anteriores. Antes da revisão, havia mais de 400 variações. Isso otimiza os processos”, explicou.

 

Fonte: Conteúdo Empresarial - Assessoria de Imprensa do Concrete Show South America 2016

ubm white 2

 

 

Newsletter

Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida
E-mail Inválido
Entrada Inválida
Entrada Inválida
Entrada Inválida