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Arquitetura | 032 RUA DO FUTURO

TEMA

 

Os concursos Projetar.org são exercícios acadêmicos hipotéticos abertos para estudantes e recém-formados. Eles oportunizam não apenas o desenvolvimento criativo dos participantes, mas a oxigenação de ideias em relação a temas contemporâneos no campo da arquitetura, urbanismo e design. Dentre estes temas, questões ligadas à urbanidade são recorrentes nos concursos do Portal. 
Neste concurso, contamos com a parceria do Concrete Show, Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Seminário Soluções para Cidades e Associação Brasileira do Segmento de Placas Cimentícias para Revestimento (ABRASPLAC). Queremos dar um passo adiante e convidar as equipes não apenas a imaginar um elemento específico do contexto urbano, mas contribuir com ideias revolucionárias para as nossas cidades de uma perspectiva mais ampla. Soluções que perpassam a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo, mas também as extrapolam. Que envolvem a habilidade projetual, mas acima de tudo provam a capacidade de imaginar cenários futuros e propor soluções inusitadas.
Sendo a rua a unidade básica do espaço urbano, o 32º Concurso do Portal Projetar.org, que é também o 5º Prêmio Soluções Para Cidades e o 2º Concurso Concrete Show South America, propõe aos acadêmicos e jovens profissionais o desafio de imaginar como será a rua do futuro, contemplando em suas propostas um dos materiais de maior protagonismo na construção civil brasileira, o concreto. Entende-se como "rua" todo o espaço que se encontra entre edifícios, sendo que todos os equipamentos e infraestrutura inseridos neste espaço são entendidos como parte integrante da rua, enquanto elemento básico do espaço urbano. As equipes estão livres para propor a sua rua do futuro em qualquer cidade, seja no Brasil ou fora dele. No que se refere aos elementos construídos que integram as propostas, é imprescindível que os participantes utilizem como material o concreto, sendo também permitido o uso de outros materiais. 
Acesse o edital aqui

CRONOGRAMA

01/07 - Lançamento do concurso

02/07 -  Lançamento do edital e abertura das inscrições

22/07 - Prazo final para inscrição das equipes 

29/07 -  Prazo final para entrega das propostas pelas equipes inscritas 

07/08 - Divulgação dos finalistas 

15/08 - Solenidade de Premiação - durante o Concrete Show / Seminário Soluções para as cidades

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Júri

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BENEDITO ABBUD

Com 40 anos de profissão, Benedito Abbud é graduado, pós-graduado e mestre pela FAU, instituição na qual atuou como professor. Do seu escritório, já saíram mais de 6000 projetos de arquitetura paisagística em escalas que vão de residências, condomínios e bairros até cidades inteiras por todo o Brasil e outros três países. Transformou a arquitetura paisagística do mercado imobiliário e do Brasil: vencedor do Prêmio Greening 2013, participou de 49 empreendimentos ganhadores do Prêmio Master Imobiliário. Algumas de suas produções recentes: o Parque Jefferson Peres (AM), a nova cidade de Parauapebas (PA), a Vila Olímpica (RJ), que foi utilizada para alojamento dos atletas em 2016, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e as Praças Airton Senna (SP), AV. Paulista – Shopping Cidade São Paulo e Praça Victor Civita (SP). Desenvolveu projeto paisagístico para a copa do mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016.

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LETICIA SABINO

caminhante. Mestre em Planejamento de Cidades e Design Urbano pela UCL em Londres. Administradora de empresas pela FGV - EAESP, com pós graduação em Economia Criativa e Cidades Criativas. Fundadora e Diretora do SampaPé!, organização que atua desde 2012 para melhorar a experiência de caminhar nas cidade. Co-fundadora da Cidadeapé - Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e da Rede Latinoamericana por Cidades Caminháveis. Idealizou e mobilizou a Paulista Aberta e tem também o projeto artístico sobre caminhar no Instagram @porondeandeisp.

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LUCIA PORTO

Arquiteta urbanista, diplomada pela Escola de Arquitetura da UFMG. Nos anos 70 projetou para a Prefeitura de São Paulo dezenas de áreas livres e praças tendo atuado também no setor de Planejamento Urbano. Sócia Diretora do escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados. Presidente da ABAP, gestão 2002 / 2004. Participou de Bienais de Arquitetura, e de Exposições nacionais e internacionais, tendo sido premiada ao longo de suas atividades profissionais. Em 2017, o escritório foi vencedor no Concurso Público Nacional de Projetos para os Parques Central e Sul de Águas Claras - DF. Seu trabalho contempla áreas de Planejamento Urbano e Paisagístico e projetos de Arquitetura Paisagística para espaços públicos, complexos industriais e corporativos, clubes, residências e edifícios do setor de serviços. Alguns projetos: Plano da Paisagem e do Transporte, Ouro Preto – MG; Arquitetura Paisagística Sede Petrobras, Vitoria – ES; Museu Aberto Instituto Geociências, Campus USP – SP; Arquitetura Paisagística Campus Industria Flextronics – SP; Arquitetura Paisagística Paço Nova Ponte – MG; Arquitetura Paisagística Brastemp, Rio Claro – SP; Praça Vinicius de Moraes, Morumbi – SP; Praça Jardim Mojolo, Freguesia do Ó – SP.

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LULA GOUVEIA

Sócio do SuperLimão Studio, Arquiteto e Engenheiro formado pelo Mackenzie. SuperLimão Studio é um time criativo e multidisciplinar que desenvolve projetos de arquitetura e design. Nosso desafio é identificar e prever comportamentos que estimulam a relação entre as pessoas e o espaço em que interagem. Nosso papel é entender os fluxos e as atividades dos espaços como uma extensão do indivíduo e criar ferramentas com potencial para o desenvolvimento de novas tecnologias. Buscamos por novas linguagens estéticas inspiradas no dia a dia reunindo a funcionalidade, a simplicidade, a estética e o prazer. Nos últimos 17 anos, o estúdio soma mais de 150 projetos executados, nos quais colaboramos para a geração de novos negócios ou para o reposicionamento de marcas, fazendo da Arquitetura uma ferramenta para a materialização das ideias. 

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MELI MALATESTA

Maria Ermelina Brosch Malatesta, ou Meli Malatesta é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É mestra e doutora em Mobilidade Urbana Ativa – Mobilidade a Pé e Cicloviária pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Sua vida profissional com 35 anos de CET foi totalmente voltada à Mobilidade Ativa onde participou e coordenou em políticas e planos para pedestres e ciclistas. Atualmente trabalha como consultora em políticas públicas, planos e projetos para a Mobilidade Urbana Ativa. Como professora ministra palestras e cursos de capacitação, pós graduação e especialização para gestão e políticas públicas nesta área. Também é a idealizadora e presidente da Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, conselheira de ongs e blogueira do Pé de Igualdade, um dos blogs do Portal Mobilize. É autora dos livros: “Pé de Igualdade” publicado pela Editora Prismas e “A Rede da Mobilidade a Pé” publicado pela Editora Annablume.

FAQ

1.    EQUIPES E INSCRIÇÃO

1.1.    Qual o número mínimo e máximo de integrantes da equipe inscrita?
O mínimo é 1 (um) integrante e o máximo é 5 (cinco).

1.2.    Preciso enviar comprovante de situação acadêmica de todos os integrantes da equipe, mesmo que alguns sejam recém-formados?
Sim, é preciso que o responsável pela equipe envie os comprovantes de situação acadêmica de todos os integrantes da equipe. Se você não enviar o comprovante de algum dos integrantes, sua equipe será desclassificada.

1.3.    O envio do comprovante de situação acadêmica é feito online?
Sim, na Área das Equipes, que pode ser acessada após a inscrição ter sido realizada.

1.4.    Que documento devo enviar como comprovante de situação acadêmica?
Estudantes devem enviar qualquer documento que comprove que estão matriculados em curso de graduação(carteirinha estudantil com data de validade, comprovante de matrícula, boleto de mensalidade de mês vigente pago, declaração da coordenação do curso, entre outros), e recém-formados devem enviar qualquer documento que comprove que sua colação de grau aconteceu em até um ano da data de abertura das inscrições do concurso (diploma onde conste data de colação de grau, declaração em que conste a data de colação de grau, entre outros).

1.5.    Os integrantes das equipes devem ser da mesma faculdade, da mesma cidade ou do mesmo país?
Não. Os integrantes das equipes podem estudar em diferentes faculdades, estar em diferentes períodos, morar em diferentes cidades, etc., desde que sejam todos estudantes ou recém-formados em qualquer curso de graduação e que o responsável pela equipe seja estudante ou recém-formado em arquitetura.

1.6.    As equipes podem ter um professor ou profissional orientador da proposta?
Não. Como o concurso é destinado apenas a estudantes e recém-formados até 1 (um) ano, não é permitida a participação de arquitetos ou outros profissionais formados há mais de 1 (um) ano como orientadores.

1.7.    Na equipe pode haver estudantes ou recém-formados em outros cursos de graduação que não seja arquitetura (como engenharia, design de interiores, design gráfico, publicidade, história, etc.)?
Sim. Porém é obrigatório que o responsável pela equipe seja estudante ou recém-formado até 1 (um) ano em curso de graduação em arquitetura.

1.8.    É possível adicionar ou retirar integrantes da equipe depois de realizada a inscrição?
Sim. Alterações na equipe podem ser realizadas apenas até a data de encerramento das inscrições na Área das Equipes.

1.9.    Eu posso usar o mesmo usuário, senha e e-mail para me inscrever em concursos diferentes?
Para cada novo concurso você deve criar um novo usuário. Mas o e-mail e a senha você pode usar os mesmos em todos os concursos. Como sugestão, você pode definir um nome de usuário que queira usar sempre e apenas adicionar o número do concurso a cada inscrição, ex. nomedeusuario029, nomedeusuario030 e assim por diante, e utilizar a mesma senha e e-mail na sua inscrição.

1.10.    Atualmente sou estudante em um curso de graduação, mas também sou graduado em outro curso há mais tempo. Posso participar do concurso?
Sim, você pode participar enquanto aluno do curso que está cursando atualmente. Lembre-se que deverá enviar documento que comprove a matrícula neste curso.

1.11. Eu sou o responsável pela equipe. Não é necessário que eu me inscreva, apenas os demais integrantes da equipe?
Você deve inscrever como o integrante de nº 1 na equipe, assim seus dados serão cadastrados como o responsável da equipe.

1.12. Como faço para me inscrever no concurso se a instituição onde eu estudo não aparece na lista disponibilizada na ficha de cadastro?
Envie um e-mail para contato@projetar.org com os seguintes dados: nome da faculdade, cidade e estado, curso que você frequenta, coordenador do curso e e-mail do coordenador do curso. Sua instituição será cadastrada em até 3 dias úteis e você poderá então se inscrever no concurso.

1.13. Fui convidado a ser integrante de uma equipe, e o responsável por esta equipe será outra pessoa. Mesmo sendo participante desta equipe, posso fazer outra inscrição sendo eu o responsável pela equipe? 
Você pode se inscrever em mais de uma equipe. Tenha em mente que cada equipe pode enviar apenas 1 (uma) proposta.

2.    PAGAMENTO

2.1.    Quanto custa a inscrição? Estudante paga?
O custo da inscrição em cada concurso é informado na página do concurso no Portal Projetar e no Edital do concurso. Todas as equipes, independentemente de terem ou não estudantes como integrantes, devem pagar a taxa de inscrição para participar do concurso.

2.2.    Quando fiz minha inscrição, o sistema gerou um boleto para pagamento no dia seguinte. Posso pagar em outra data?
Sim. Se você não pagar o boleto, você pode gerar um novo na Área das Equipes até a data de encerramento das inscrições, lembrando que o sistema sempre marca o vencimento do boleto para o dia seguinte em que foi gerado.

2.3.    Efetuei o pagamento da inscrição, mas quando entro na Área das Equipes aparece no status “Pagamento em Aberto”, o que devo fazer?
O pagamento é confirmado em até 2 (dois) dias úteis após ter sido realizado. Quando este for confirmado, você receberá um e-mail. Caso demore mais que 2 (dois) dias úteis para seu pagamento ser confirmado, entre em contato pelo e-mail contato@projetar.org

3.    PROPOSTAS

3.1.    Minha proposta deve respeitar a legislação (zoneamento, código de obras, etc.)?
Não. Os concursos do Portal Projetar são concursos de ideias, nos quais, diferentemente de concursos profissionais de projetos, não é obrigatório respeitar questões legais, como lei de zoneamento e código de obras.

3.2.    Posso desenhar à mão livre?
Sim. A equipe pode escolher a melhor ferramenta para o desenvolvimento o projeto, bem como a forma de apresentação que melhor descreve a proposta. Não será feita qualquer distinção entre uma proposta digital e uma feita à mão. Mas é necessário, no caso do uso de desenho à mão livre, que a prancha seja escaneada ou que os desenhos sejam escaneados e inseridos prancha em meio digital em resolução mínima de 300 dpi.

3.3.    Os arquivos da base do concurso podem ser vistos antes de realizar a inscrição da equipe?
Apenas o edital está disponível antes da inscrição. Os demais arquivos ficam disponíveis na Área das Equipes, que pode ser acessada após a inscrição ter sido realizada, mesmo que o pagamento não tenha sido feito ainda.

3.4.    Posso publicar imagens do meu projeto nas redes sociais, no behance, no pinterest durante o andamento do concurso? Devo marcar o Portal Projetar nessas postagens?
Você apenas pode publicar imagens da sua proposta, em quaisquer meios, após a divulgação dos resultados. Se você publicar qualquer conteúdo que permita identificar a sua prancha antes do encerramento do concurso, sua equipe poderá ser desclassificada. Mas se no decorrer do concurso você quiser publicar imagens do desenvolvimento do trabalho que não identifiquem a sua proposta (como fotos da sua equipe trabalhando), ficaremos felizes se você marcar o Portal Projetar.

3.5. Existe uma área específica que devemos seguir para o projeto?
Não existe área específica para o programa, ficando esta definição a critério das equipes.

4.    ENTREGA

4.1.    As propostas podem ser entregues em formato PDF?
Não. O arquivo deve estar no formato JPG, formato de cor RGB, resolução mínima de 300 dpi e peso máximo de 20 MB. Lembre-se que sua prancha deve seguir rigorosamente o modelo disponível na Área das Equipes.

4.2.    Estou com dificuldades de deixar o arquivo da prancha com menos de 20 MB, posso usar uma resolução menor que 300 dpi ou um tamanho menor que A1?
Não. O JPG deve ter tamanho A1, resolução mínima de 300 dpi e peso máximo de 20 MB. Se você estiver com dificuldades, pesquise as ferramentas disponíveis no programa que você está utilizando para fazer suas pranchas para compactação dos arquivos exportados em JPG, para que você possa manter o tamanho e a resolução e reduzir o peso do arquivo.

4.3.    Eu posso alterar o rodapé que consta na prancha-modelo do concurso? Por exemplo, diminuir seu tamanho, mudar a cor de fundo ou tipo de borda, mudar a fonte e o tamanho da escrita, etc.?
Não. A área de 2,5 cm de altura e 84,1 cm de largura localizada na parte inferior da prancha-modelo deve ser respeitada integralmente. Se você alterar o padrão do rodapé, sua equipe pode ser desclassificada.

4.4.    Posso criar um nome para minha equipe e inseri-la junto com o número de inscrição na prancha?
Não. O número de inscrição gerado no momento da inscrição é o único dado de identificação que deve constar na prancha entregue. As equipes que não inserirem o número corretamente ou que incluírem outras informações como nome da equipe poderão ser desclassificadas.

5.    RESULTADOS

5.1.    Eu posso solicitar um feedback do júri sobre a minha proposta após a divulgação dos resultados?
Não. Durante a avaliação, o jurado tem a oportunidade de deixar um comentário sobre a proposta, que aparece para a equipe na Área das Equipes. Caso nenhum comentário apareça para a sua equipe, significa que o jurado optou por não fazer nenhum comentário, decisão esta que deve ser respeitada pela equipe. Como sugestão, procure observar a Ata de Julgamento para entender o pensamento dos jurados, e, assim, fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho em relação aos vencedores. Lembre-se que todas as propostas ficam disponíveis no Portal Projetar e você pode aprender muito observando todas elas e comparando com a sua proposta. 

5.2.    O Portal Projetar pode me dar um feedback ou esclarecer o motivo da não-classificação da minha equipe durante a pré-seleção?
Quando a sua proposta não é enviada ao júri durante a pré-seleção, o motivo será informado na Área das Equipes. Caso o motivo tenha sido não atingir o padrão mínimo nos critérios de avaliação, isso significa que sua proposta não foi selecionada como uma das 30 melhores propostas. Procure observar a Ata de Julgamento para entender o pensamento dos jurados, e, assim, fazer uma autoavaliação sobre o seu desempenho em relação aos vencedores. Lembre-se que todas as propostas ficam disponíveis no Portal Projetar e você pode aprender muito observando todas elas e comparando com a sua proposta.

5.3.    Todas as equipes participantes recebem certificado, ou apenas equipes vencedoras? Como eu posso ver os certificados dos concursos que participei?
Sim, todas as equipes inscritas e que enviarem suas propostas recebem certificado. No caso de equipes vencedoras, o certificado impresso é encaminhado via Correios. No caso de participantes, o certificado é emitido digitalmente e fica disponível na Área das Equipes. Se você não recebeu o seu, solicite ao responsável pela sua equipe para que ele entre e faça o download para você. Lembre-se que como cada concurso tem uma inscrição diferente, é preciso entrar com o login de cada concurso para acessar certificados de concursos diferentes.

6.    NOVOS CONCURSOS

6.1.    Como faço para sempre receber informações sobre concursos e outras informações relevantes?
Para acompanhar as novidades do Portal Projetar, basta se inscrever na nossa Newsletter, e sempre que tiver alguma novidade, enviaremos para seu e-mail. O Campo Newsletter encontra-se na página www.projetar.org no canto esquerdo antes do item “Publicações”. Também recomendamos curtir e acompanhar novidades na fanpage e no instagram.
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