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Pavimentos de concreto são uma alternativa eficaz para a infraestrutura urbana  

 

Vantagens dos pavimentos de concreto na malha rodoviária e vias urbanas vão de maior segurança aos motoristas a ciclo longo de vida útil 

O pavimento urbano de concreto é hoje uma alternativa mais econômica e sustentável para a infraestrutura da malha rodoviária e vias urbana no Brasil. Essa é a conclusão reforçada por especialistas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) após a realização de um programa de viagens para observar os modelos de implementação deste tipo de pavimento em países da América Latina.    

A prática internacional indicou que os pavimentos urbanos de concreto devidamente projetados e executados apresentam um ciclo de vida útil superior e mais sustentável aos pavimentos asfálticos. Neste sentido, a Abesc e a ABCP, em parceria com outras associações do setor, devem lançar nos próximos meses um conjunto das práticas recomendadas para projetos de pavimento urbano de concreto.   

“O projeto é respaldado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o que torna com efeito de Norma Técnica”, afirma o presidente da Abesc, Jairo Abud.  


Leia mais: Vias urbanas: concreto apresenta inúmeras vantagens sobre o asfalto 


Para abordar as vantagens de usar os pavimentos de concreto na malha rodoviária e vias urbanas, o Assuntos Concretos, projeto de conteúdo realizado nas redes sociais da Concrete Show South America, promoveu no dia 8 de julho um webinar com especialistas no assunto e moderado pelo presidente da Abesc. O gerente Regional Sul na Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Alexsander Maschio, explicou que até a década de 1960 no Brasil havia o uso considerável de concreto nas rodovias e aeroportos, mas o direcionamento da indústria de cimento para a construção civil e o desenvolvimento da indústria de pavimentos asfálticos no mundo, impulsionada pelo baixo preço do petróleo, alterou a situação e o pavimento de concreto ‘desapareceu’.   

Esse movimento criou paradigmas ao longo do tempo como a ideia que o sinônimo de pavimentar é asfaltar e a percepção que o processo construtivo do pavimento de concreto é complicado e com o custo maior. Porém, esses paradigmas antigos não refletem mais a realidade atual.   

“Nos últimos cinco anos, de 2014 a 2019, houve uma evolução de cerca de 200% no custo do asfalto enquanto o preço do cimento, que é o principal insumo do concreto, ficou estável ao longo deste tempo. O que permite um custo inicial já competitivo para projetos de pavimento de concreto”, afirmou Maschio.     

Já o gerente Técnico na Asocreto, diretor de Pavimentos e Infraestrutura na Federação  Iberoamericana do Concreto Usinado (FIHP) e Líder do Comitê Internacional de Pavimentos e Infraestrutura da FIHP-FICEM, Diego Jaramillo Porto, apontou que o investimento em infraestrutura nunca é suficiente nos países latino-americanos, o que agrava a situação do crescimento populacional nas cidades onde o planejamento urbano é desorganizado.   

“Segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o investimento médio anual em infraestrutura deve ser superior a 7% do PIB, mas na América Latina a média é de 1,8%”, disse.  Para ele, a vantagem do pavimento urbano de concreto está no ciclo de vida favorável comparado com o de asfalto e na possibilidade de recuperação de pavimentos asfálticos deteriorados.   

“A técnica ‘whitetopping’ (cobertura branca) permite a colocação de uma placa de concreto diretamente no pavimento deteriorado assegurando um melhor desempenho com baixo custo e durabilidade”, observou.  

Outras vantagens, segundo Porto, é que o concreto, por ter uma tonalidade mais clara, proporciona maior visibilidade ao motorista, ‘esquenta’ menos em razão da ação dos raios solares e reflete melhor a iluminação pública:   

“Uma pesquisa feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) indicou também a economia no consumo de combustível nos caminhões que rodam em estradas de concreto. A explicação está na superfície do pavimento de concreto que é mais estável e sofre um baixo grau de deformidades ao longo do tempo”.    

Confira outras informações sobre o setor de construção civil brasileiro acompanhando as páginas da Concrete Show nas redes sociais. Acesse também nossa seção de notícias! 


Serviço:  
Webinar: “Pavimento Urbano de Concreto” 
Data: 08/07/2020 
Link de acesso ao webinar completo: https://www.youtube.com/watch?v=Vw4LL6u5deI