2021_pt

Aplicativos e plataformas facilitam a rotina no canteiro de obras 

 

Você conhece os melhores aplicativos de construção? 
Apresentamos aqui algumas ideias interessantes sobre essa temática. 

 

Atualmente, existem diversos aplicativos de construção que contribuem de forma significativa para a melhoria do fluxo de trabalho no canteiro de obras.  

Afinal, precisamos considerar que o uso de sistemas e dispositivos que empregam tecnologia faz muita diferença para as empresas saírem na frente da concorrência e proporcionarem uma ótima experiência aos seus clientes.  

Quer saber mais sobre os aplicativos de construção? Venha conosco! 


Leia mais: Empoderamento digital da sociedade é a chave para cidades inteligentes 

 

Como a tecnologia pode ser utilizada no canteiro de obras 

A Transformação Digital é muito importante para todos os segmentos, inclusive o da construção civil. Ela pode ser utilizada no dia a dia para otimizar diversos processos e tem inúmeras funcionalidades. Confira quais são as principais.  

  • Relacionamento com o cliente: é possível registrar as informações, preferências e especificidades dos projetos para investir em um atendimento personalizado e proporcionar, com isso, uma ótima experiência de compra; 
  • Mobilidade para as obras: é possível acompanhar o status de uma obra, desde o início até o momento em que as chaves são entregues ao cliente; 
  • Registro de informações: é possível acompanhar todos os materiais e processos que forem utilizados, desde o início até o pós-obra; 
  • Cronograma: o construtor pode acompanhar o trabalho do empreiteiro e analisar se está dentro do esperado, proporcionando mais agilidade e efetividade na construção;  
  • Sustentabilidade: os aplicativos e as plataformas permitem transformar a obra em um ambiente muito mais sustentável, pois reduzem os custos e geram mais eficiência. 

 

Quais são os aplicativos de construção que já existem e como eles ajudam nas tarefas 

Confira, a seguir, alguns apps que podem ajudar na gestão das obras: 


* FastBuilt 

Adriana Bombassaro, co-founder da FastBuilt, conta que a plataforma tem duas aplicações: 

  1. Uma para as construtoras: elas podem cadastrar todas as informações sobre o imóvel e gerir as assistências técnicas no pós-entrega; 
  2. Outra para o cliente: ele acessa todas as informações sobre o imóvel. Assim, pode solicitar assistência e garantir que possíveis alterações de materiais e móveis não afetem a estrutura do espaço. 

"Em um mercado altamente competitivo, com consumidores mais exigentes e em busca de experiências completas, utilizar recursos tecnológicos é questão de sobrevivência", ressalta Bombassaro. 


* Expert System

A Expert System é uma empresa de softwares e soluções para a construção civil que ajudam em todas as etapas da obra. Dois deles são: 

  1. Volare: é utilizado para fazer orçamentos, planejamentos e controle de custos; 
  2. Versato: é focado na gestão da construção.  

 

Segundo o diretor comercial e de projetos da Expert System, Eduardo Aguiar, "ambos otimizam e organizam os processos e são muito eficientes para quem trabalha no setor da construção civil". 


* Obra Prima 

Com o Obra Prima, um sistema de gestão de obras, é possível solicitar a compra de materiais, registrar o avanço físico, realizar medições, se comunicar com os clientes e até mesmo acessar documentos usando apenas o seu celular.  

Wilson Pacheco Junior, CEO do Obra Prima, conta que uma função muito elogiada no aplicativo é o sistema financeiro, pois é possível receber todas as notas fiscais emitidas para o CNPJ da sua empresa:   

"Você realiza a compra e em até duas horas o aplicativo realiza a integração com as secretarias de fazenda, disponibilizando a nota fiscal e os itens para a apropriação".  


* Mobuss Construção 

O Mobuss Construção é um software de mobilidade para a construção civil da Teclógica. Por meio de um computador ou dispositivo móvel, ele garante:  

  • Gerenciamento dos processos construtivos; 
  • Maior controle nas obras; 
  • Agilidade na interação entre todos os envolvidos; 
  • Redução de desperdício e retrabalho;  
  • Mais rentabilidade. 

 

Sílvio Etges, gerente de produtos da Teclógica, explica: "São 10 módulos integrados com diferenciais para cada etapa da obra, começando com a fase de projeto, passando pela execução, formalizando a entrega e gerenciando no pós-obra". 

 

O que as empresas desenvolvedoras pensam sobre as facilidades que esses aplicativos de construção oferecem 

Bombassaro, da FastBuilt, acredita que a tecnologia no canteiro de obras faz diferença e precisa estar inserida nos processos porque só traz benefícios para as construtoras e os seus clientes.   

"Além de todas as vantagens, é preciso ressaltar a redução de custos, que acontece desde a diminuição de documentos impressos até a relação de processos, manutenções desnecessárias ou mal planejadas", ela ressalta.  

Aguiar, da Expert System, fala que uma das principais facilidades do uso de sistemas e aplicativos de construção é a economia de tempo e dinheiro. Com a tecnologia a favor, o construtor tem uma visão mais detalhada da obra.   

Ele reflete: "Por isso é importante que as construtoras invistam na formação e no treinamento para a equipe, para que os trabalhadores possam usufruir melhor de todas as ferramentas e funções tecnológicas que facilitam a rotina de trabalho".  

Pacheco Junior, da Obra Prima, concorda que são muitas as vantagens proporcionadas pelo avanço da tecnologia, como o ganho de tempo e a satisfação do cliente. Ele também reforça o grande benefício da economia: "Com essas funcionalidades de cotação online, por exemplo, as construtoras economizam, em média, 12% em suas compras".  

Etges, da Mobuss Construção, acredita que além da questão de segurança, há a redução do desperdício e a agilidade de processos, bem como um melhor aproveitamento de mão de obra.   

"Sem a digitalização, as empresas estão fadadas a uma competitividade desigual em comparação a quem já conta com soluções de gestão que entregam um controle do processo com dados atualizados e confiáveis", diz. 


Quais aplicativos de construção estão em desenvolvimento e poderão ajudar ainda mais 

Existem alguns aplicativos de construção que estão em desenvolvimento e podem ajudar a suprir algumas demandas do setor.  

Os entrevistados apresentaram algumas ideias, como um aplicativo que permite que a construtora acompanhe o fluxo de caixa para entender o quanto foi executado, o quanto já foi gasto de material e de mão de obra e o quanto já foi comprometido.  

Também foi ressaltada a importância de trazer informações mais analíticas, como a produção de gráficos detalhados para entender melhor todo o planejamento estratégico da obra.  

Outros recursos importantes que estão em desenvolvimento são o comando e preenchimento de documentos por voz, que permitem mais agilidade no dia a dia, e a integração de sistemas.  

Gostou de aprender mais sobre os aplicativos de construção? Para conferir mais informações da área, siga as páginas da Concrete Show nas redes sociais e acompanhe outros conteúdos aqui em nosso site.